Portfólio de Tecnologias

Composição anestésica e antissépica a base de acmella oleracea para pele Í­ntegra

INVENTORES: Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola, Carolina Gonçalves Andrade

A invenção trata-se de uma composição anestésica e antisséptica a base de Acmella oleracea para pele Íntegra. Tem a função de diminuir a sensibilidade da pele, aliviando a dor durante o procedimento de venopunção e no uso de agulha e/ou seringa.

TALCO ANTIODOR E ANTISSÉPTICO A BASE DE CYMBOPOGON CITRATUS NA BROMIDROSE PLANTAR

INVENTORES: Ana Beatriz A. Teixeira Loyola, Ana Paula dos Santos Vianna de Andrade, Diba Maria Sebba Tosta de Souza.

A invenção trata-se de um talco antiodor e antisséptico a base de Cymbopogon citratus com a função de diminuir o odor e a presença de bactérias nos pés, sendo eficaz na potencialização do efeito antimicrobiano.

BIOSSENSOR COLORIMÉTRICO PARA TRIAGEM DE CONTAMINAÇÃO POR CARBAMATOS E ORGANOFOSFORADOS

INVENTORES: Manoel Araújo Teixeira, José Antônio Soares, Simone Conceição Maciel, Gabriel Cardoso Lins Machado.

A invenção diz respeito a um biossesnor colorimétrico com capacidade para realizar a triagem de contaminação de humanos por agrotóxicos dos grupos carbamatos e organofosforados, possibilitando que testes de contaminação sejam também em campo, local onde encontra-se um grande número de pessoas contaminada, principalmente aqueles que trabalham diretamente com a cadeia agrícola.

GEL DA CASACA DA MUSA SAPIENTUM VERDE A 10% COMO CICATRIZANTE DE LESÕES TECIDUAIS.

INVENTORES: Adriana Rodrigues dos Anjos, Dênia Amélia Novato Castelli Von Atzingen

A invenção diz respeito a utilização de um fitoterápico em forma de gel, manipulado a partir da casca da banana verde com associação ao gel de carbopol. A finalidade da utilização deste gel é promover a cicatrização de lesões teciduais em humanos na apresentação tópica.

PADRONIZAÇÃO DO CORANTE NATURAL EXTRAÍDO Á PARTIR DO URUCUM (Bixa orellana) E SUA APLICAÇÃO NA HISTOLOGIA

INVENTORES: Adriana Rodrigues dos Anjos, Eliakim José de Souza Lopes

A invenção se refere ao uso do corante natural extraído a partir do urucum (Bixa orellana L.) em colorações histológicas de tecidos animais, e padronizar os métodos de preparo e coloração, fazendo variações de quantia de matéria prima, pH e temperatura de coloração. e que o urucum constitui um excelente substituto a eosina em colorações histológicas.

AÇÃO ANTI-HISTAMÁNICA DA POMADA DE MELALEUCA SP A 50%.

INVENTORES: Adriana Rodrigues dos Anjos, Kassandra Elfrida Pauliello, Rachel Andare

A invenção diz respeito a utilização de um fitoterápico em forma de pomada, manipulado a partir do óleo de Melaleuca sp para ser utilização por adultos, como anti-histamí­nico, principalmente após picada de inseto. a pomada de Melaleuca sp apresenta o efeito anti-histamínico e não causa irritação na pele.

USO DO EXTRATO DA MADEIRA DE EUCALIPTO (EUCALYTPUS SP.) NA COLORAÇÃO HISTOLÓGICA

INVENTORES: Adriana Rodrigues dos Anjos, Rodrigo Machado Pereira, Fiorita Gonzales Lopes Mundim

A invenção refere-se a aplicação de extratos da madeira de Eucalipto como corante histológico natural alternativo em estudos de tecidos, seja para a pesquisa ou para rotina de avaliação histopatológica.

ANALGESIA TÓPICA COM ANTI-INFLAMATÓRIO NÃO ESTEROIDAL E OPIOIDE EM PORTADORES DE ÚLCERA VENOSA E ARTERIA

INVENTORES: Karynne Milhomem Sousa Holme Machado, Taylor Brandão Schnaider, Diba Sebba Tosta de Souza

A presente invenção diz respeito a utilização de um fármaco em forma de gel, manipulado a partir da associação de anti-inflamatório não esteroidal (ibruprofeno) e opióide (morfina), a fim de promover uma analgesia tópica em pacientes com feridas em MMII após a realização dos curativos.

CIMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Á“ PORTLAND ADITIVADO, ACRESCIDO DE HIPERDENSIFICADOR Á“ UTILIZADO EM DENTES HUMANOS COMO MATERIAL REPARADOR DE LESÕES TECIDUAIS

INVENTORES: José Dias da Silva Neto, Sérgio Ribeiro da Silva

O presente pedido de patente de invenção demonstra um processo de manipulação e incorporação de cimento Portland de construção civil com aditivos e tem proposta de ser utilizado para resolução de problemas dento radiculares nos seguintes procedimentos odontológicos: dentes permanentes (base para restauração em dentes com grande destruição dentinária, capeamento pulpar direto, rizogênese incompleta, retroobturações apicais, perfurações radiculares, reabsorções radiculares externas e internas, lesões de furca, obturação de canais radiculares como único elemento). Dentes decí­duo (em pulpotomias como base, sub base e restauração).

CIMENTÁCIO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Á“ UTILIZADO EM ALVÉOLOS DENTAIS FRESCOS HUMANOS PARA PROPORCIONAR ESTABILIDADE PRIMÁRIA E CARGA IMEDIATA EM IMPLANTODONTIA

INVENTORES: José Dias da S. Neto, Sérgio R. da Silva, Daniela Francescato Veiga, Taylor Brandão Schnaider, Christiano Cândido Zerbinatti

O presente pedido de patente de invenção demonstra um processo de trituração através de moinho de martelo adaptado e esterilização por raios gama do cimentÍ­cio de construção civil. Este produto tem proposta de ser utilizado para resolução de problemas da implantodontia. Alvéolos frescos, após extrações de dentes comprometidos, que têm diâmetros incompatíveis com o diâmetro dos parafusos de implante.

UTILIZAÇÃO DE LITHOTHAMNIUM CALCAREUM EM REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA

INVENTORES: José Dias da Silva Neto, Manoel Araujo Teixeira, Maria José Azevedo de Brito Rocha, Francisco Azevedo.

O presente pedido de patente de invenção diz respeito a produto utilizado na agricultura, agropecuária e como suplemento alimentar denominado LITHOTHAMNIUM CALCAREUM, embalado em blister de 1g e esterilizado através de raios gama. A ser instalado em regiões ósseas dos maxilares que necessitem regeneração óssea guiada (RGO). O produto apresenta potencial para ser utilizado como enxerto sintético em defeitos de tamanhos crí­ticos (DTC), definidos como defeito ósseo de menor tamanho que não cicatrizará completamente ao longo da vida natural. O tecido conjuntivo fibroso preenche o defeito ósseo e se agrega nas margens do defeito e proporciona uma regeneração óssea limitada. Desta maneira, não há possibilidade de reabilitação com implante dentário e indica-se a utilização de enxerto ósseo.

LARVICIDA DE PITANGA PRETA NO CONTROLE DO Aedes aegypti

INVENTORES: Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, Daniela Barbosa Reis Nogueira, Valter Henrique Marinho dos Santos

O presente pedido de patente de invenção diz respeito a um larvicida, que possui como princípio básico o composto bioativo de planta com formulação a base do extrato de Pitanga Preta (Eugenia sulcata), adequado para uso doméstico, aplicado em pratos de vasos, bromélias, ralos e qualquer recipiente que acumule água, não apresentando qualquer possibilidade de contaminação humana ou ambiental, por utilizar a glicerina como veí­culo de solubilização do extrato.

BOCHECHO DE SOLUÇÃO A BASE DE MELALEUCA ALTERNIFÓLIA E CASEARIA SYLVESTRIS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE MUCOSITE EM PACIENTES SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA

Inventores: Emanuela Vaccarezza de Souza, Juscélia Dias Rosa, Taylor Brandão Schnaider, José Dias da Silva Neto

O presente pedido de patente de invenção refere-se a formulação desenvolvida em forma de solução para bochecho a base de Melaleuca Alternifólia e Casearia Sylvestris para prevenção e tratamento de mucosite em pacientes acometidos de câncer e submetidos a quimioterapia.

COMPOSIÇÃO ANESTÉSICA Á BASE DE Acmella oleracea PARA REMOÇÃO DE PELOS

Inventores: Ana Beatriz Lkmim Teixeira Loyola, Maí­sa da Silva, Bárbara Tavares Pereira

O presente pedido de patente de invenção trata-se de uma composição anestésica a base de Acmella oleracea para remoção de pelos. A composição tem a função de diminuir a sensibilidade da pele, aliviando a dor durante o procedimento de epilação a laser, que poderá ser um instrumento valioso a ser utilizado na cosmiatria.

BIOCERÂMICO, PROCESSO E USO PARA OBTURAÇÃO ENDODÂNTICA EM MONOBLOCO

Inventores: Rúbia Moura Leite Boczar, Daniela Francescato Veiga, José Dias da Silva Neto

O presente pedido de patente de invenção diz respeito a utilização de biocerâmico a base de silicato de cálcio, aditivos biomiméticos e radiopacificador biomimético no processo de obturação odontológico endodântico em monobloco.

PROTEÁNA SINTÉTICA PARA USO TÓPICO

Inventores: Viviane Aparecida de Souza Silveira, Diba Maria Sebba Tosta de Souza, Daniela Francescato Veiga e Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça.

O presente pedido de patente de invenção se refere a elaboração de um gel contendo Albumina lí­quida a 20% associada a um polí­mero na concentração de 10% (INCI NAME: Polyacrylamide (and) C13-14 Isoparaffin (and) Laureth-7) destinado a formação de uma pelí­cula protetora com princípios cicatrizantes, para ser aplicada em pele com dermatites associadas a incontinência, que é uma reação inflamatória que ocorre na pele, sendo elas decorrentes ao uso de fraldas, incontinência urinária ou fecal, consequentemente devido ao contato com estas substâncias ácidas ou alcalinas, causando lesões, desconforto, dor, irritabilidade e ainda predispõe o indivíduo a infecções genitais e do trato urinário.

BIOCERÂMICO COM FERRIALUMINATO DE CÁLCIO PARA UTILIZAÇÃO EM PULPOTOMIA BIOMIMÉTICA EM DENTE DECÁDUO

Inventores: Fernanda Valadão Moysés, Daniela Francescato Veiga, José Dias da Silva Neto

O presente pedido de patente de invenção diz respeito a um biocerâmico biomimético com ferrialuminato de cálcio a ser utilizado no processo de Odontopediatria (pulpotomia), como único componente. O biomimetismo tem, como princípio, usar a biodiversidade para desenvolver produtos naturais para serem utilizados, principalmente em saúde. A estruturação da pulpotomia biomimética proporciona regeneração do dente decí­duo, até sua esfoliação e troca pelo dente permanente.

COMPOSIÇÃO ANESTÉSICA À BASE DE ACMELLA OLERACEA PARA DOR NA RELAÇÃO SEXUAL

Inventores: Ana Beatriz Alkmin Teixeira Loyola, Marcelle Ferraz Resck, Pedro Henrique Alves Pereira, Caio Rosa de Almeida, Lyliana Coutinho Resende Barbosa e Benedito Fabiano dos Reis.

O presente pedido de patente de invenção trata-se de uma composição anestésica, em forma de gel à base de Acmella oleracea, hidroxietilcelulose, glicerina vegetal e propilenoglicol, para ser utilizado no tratamento da dispareunia (dor durante a relação sexual), podendo vir a ser utilizado como analgésico tópico.

SENSOR MULTIFUNCIONAL PARA AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE

COTITULARIDADE: UNIVÁS/UNIFEI

Inventores: Diba Maria Sebba Tosta de Souza, Jorge Luiz Carvalho Mello, Carlos Minoru Tamaki, Vitor Ângelo Carluccio Galhardo, Daniela Francescato Veiga e Alexandre Carlos Brandão Ramos.

A invenção possibilitará a realização de análise da qualidade do movimento, dispêndio de energia (produção de calor), velocidade da marcha, alteração de equilíbrio, variabilidade da frequência cardíaca durante o movimento, qualidade da contração/estimativa de massa muscular do pentríceps e variabilidade da saturação de oxigênio durante o esforço do paciente.

Mammy Care

Criadores: Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, Geraldo Magela Salomé, Iaura Mônica Cunha da Silva Esteves

Finalidade: Prevenção e tratamento de traumas mamários por lactação.

WoundCare

Criadores: João Batista da Cunha, Geraldo Magela Salomé, Flávio José Nunes da Rosa

Finalidade: Avaliação e indicação de cobertura para tratamento de ferida.

LASERTERAPIA EM FERIDA

Criadores: Geraldo Magela Salomé, Diequison Rite da Cunha

Finalidade: Tratamento de ferida através do laser.

Cuidando de lesão por pressão

Criadores: Geraldo Magela Salomé, Maiúme Roana Ferreira de Carvalho.

Finalidade: Avaliação, prevenção e tratamento de lesão por pressão.

Pé de trincheira

Criadores: Geraldo Magela Salomé, Fernanda Augusta Marques Pinheiro.

Finalidade: Prevenção e tratamento de pé de trincheira.

HERBALHEALING

Criadores: Geraldo Magela Salomé, José Carlos Bueno.

Finalidade: Tratamento de ferida com plantas medicinais.

SickSeg

Criadores: Geraldo Magela Salomé,

Finalidade: Após avaliação da pele, o aplicativo fornece os cuidados para prevenir lesão de pele.

HC PROTECTION

Criadores: Diba Maria Sebba Tosta de Souza, Helga

Finalidade: Identificar os fatores de risco para a prevenção das complicações em pé de trabalhadores com Diabetes Mellitus.

Di pé

Criadores: José Dias da Silva Neto, Taylor Brandão Schnaider, Viviane francisca Barros Penha.

Finalidade: Para auxiliar diabéticos e portadores de Pé Diabéticos na auto avaliação para análise preventiva.

Escala Braden Q Neonatal

Criador: Edson Luiz de Lima

Finalidade: Detectar fatores de risco para úlcera por pressão.

Banco de Dissertações e Teses

Criadora: Débora Raquel Hettwer Massmann

Finalidade: Arquivo on line de Dissertações e Teses.

NUTRIAVALIA

Criadores: Ana Carolina Brasil e Bernardes, Manoel Araújo Teixeira

Finalidade: Software de avaliação nutricional.

GAR

Criadores: Flávio Fraga Vilela, Daniel José Barbosa Lima, Kevin Cóstola de Oliveira. Franco.

Finalidade: Gerenciador de Eventos Adversos.

FOOT POINT

Criadores: Beatriz Bertolaccini Martínez, Silvia Mara Tasso.

Finalidade: Analisar Pé de Diabeticos.

SKIN TEARS

Criadores: Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, Renan Viní­cius Pinheiro, Fernanda Aparecida dos Reis, Geraldo Magela Salomé

Finalidade: O aplicativo dará suporte para prevenção e avaliação de lesões do tipo skin tears. Poderá ser utilizado por profissionais da área da saúde, tanto em ambiente hospitalar quanto em Unidades básicas de saúde, ou mesmo por cuidadores em ambiente domiciliar.

VENOUS FACTOR

Criadores: Júlia Bacon, Diba Maria Sebba Tosta de Souza, Maria José Azevedo de Brito Rocha.

Finalidade: Este funciona para o a classificação da Doença Venosa Crônica dentro das classificações Revised Venous Clinical Severity Score e CEAP, permitindo ao médico a rápida classificação dos pacientes.

FACE CARE

Criadores: Geraldo Magela Salomé, Tarise Carvalho Borges de Moraes

Finalidade: O software funciona através de uma sequência de informações pelas quais você pode definir seu exame físico facial e visualizar o tratamento estético da acne grau II, sendo o tratamento diário e mensal. Você ainda poderá visualizar o algoritmo utilizado para a construção do aplicativo bem como o contato do autor para quaisquer dúvidas. Utilizado por profissionais da área da saúde e pacientes portadores de acne.

SYNA

Criadores: Daniele Ramalho Caetano, José Dias da Silva Neto, João Batista da Cunha, Rafael Bezerra de Araujo

Finalidade: O sistema é composto por dois tipos de usuários e que possuem privilégios diferente. O primeiro usuário, com privilégios elevados, poderá cadastrar novas pessoas para usar o software e avaliar pacientes. Ele também poderá cadastrar os diagnósticos de enfermagem que serão utilizados na avaliação. O segundo usuário do sistema poderá apenas cadastrar novos pacientes e realizar as avaliações.

LIMPEZA DE FERIDA

Criadores: Lydia Massako Ferreira, Clariana Silva Gonçalves, Geraldo Magela Salomé.

Finalidade: Este software fornecerá ao profissional a técnica de limpeza e produto que devem ser utilizado durante a limpeza, conforme tipo de tecido, exsudato presente na lesão.

DIAPERSKIN

Criadores: Cleber Aparecido da Rocha, Geraldo Magela Salomé, Núbia Ferreira Alves, Ana Beatriz Alkmin Teixeira Loyola.

Finalidade: Foi criado para auxiliar os profissionais de enfermagem e cuidadores, para prevenção e tratamento da Dermatite associada a incontinência (DAI) as famosas assaduras, contendo: definição, fatores de risco, avaliação, algoritmos, fotos.

SGPC

Criadores: Flávio Fraga Vilela, Daniel José Barbosa Lima, Kevin Cóstola de Oliveira Franco.

Finalidade: O software tem como principal função auxiliar nas rotinas de checklist dos procedimentos cirúrgicos realizados no HCSL. Também serve como coletor de tempos dos procedimentos cirúrgicos com o propósito de se determinar os tempos padrões, possibilitando dessa forma o planejamento e controle dos agendamentos cirúrgicos.

MEDIVOZ

Criadores: Matheus José Ribeiro dos Santos, Michele Bueno e Jaqueline Jóice Muniz.

Finalidade: O aplicativo MediVoz é um bulário digital com pronúncia, de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP). Ele permite ao usuário a busca de bulas de medicamentos por nome ou leitura de código de barras. A bula é exibida com detalhes gerais e dividida por seções como "Contraindicação" e "Como usar" facilitando o acesso a informação.O aplicativo também disponibiliza em sua utilização a opção de pronúncia, para que pessoas com dificuldades de leitura, possam escutar o conteúdo e entender melhor as informações. Até mesmo pessoas que não apresentam dificuldades de leitura, a opção de pronúncia pode melhorar o entendimento. Desse modo, o MediVoz tem como objetivo principal facilitar o acesso a informação sobre MIPs e auxiliar o paciente na sua correta utilização.

MICROP

Criadores: João Bosco Parreiras de Assis, Fiorita Gonzales Lopes Mundim, Adriana R. dos Anjos Mendonça e Roberto Ribeiro Rocha.

Finalidade: O software consiste de um portal web e um aplicativo hí­brido. O portal web que permite o cadastro e gerenciamento (edição e consultas) das seguintes informações de micro-organismos: nome, local (órgão), descrição, link de referência, a data de registro e sua respectiva imagem. A imagem possui as seguintes informações: descrição, link de referência e tipo de coloração. O portal também possui recursos para cadastro e validação de usuário, solicitação de um novo usuário e troca de senha. O aplicativo exibe todas as informações dos micro-organismos cadastradas pelo portal web.

SOFTWARE ACF

Criadores: Flavio Fraga Vilela, Daniel José Barbosa e Kévin Cóstola de Oliveira Franco.

Finalidade: O software proposto tem como principal função mapear os custos de itens da farmácia alocados aos diversos setores do Hospital das Clí­nicas Samuel Libânio. Também serve como um banco de dados que armazena inputs que podem ser usados para a concepção de KPIs (Key Performance Indicator) na área de Gestão de Custos de material hospitalar.

ÚLCERA-APP

Criadores: Rogério Barbieri Sichieri e Geraldo Magela Salomé.

Finalidade: O software funciona através de uma sequência de informações pelas quais você pode avaliar e visualizar formas de tratamento para a úlcera venosa. Você ainda poderá visualizar o algoritmo utilizado para a construção do aplicativo bem como vídeos relacionados as medidas preventivas e tratamento da úlcera venosa e contato dos autores para quaisquer dúvidas.

FMEACC

Cotitularidade: UNIVÁS/UNIFEI

Criadores: Flávio Fraga Vilela, Daniel José Barbosa Lima e Lucas Cavallieri Segismondi.

Finalidade: O software tem como finalidade o entendimento quantitativo e qualitativo das falhas, atrasos e ocorrências não planejadas do centro cirúrgico do HCSL. Procura-se a identificação, padronização e quantificação de “causas-raiz” para os ocorridos relatados pelos colaboradores envolvidos no centro cirúrgico. Os entendimentos de todas as nuâncias dos atrasos relatados serão futuramente utilizados para registro, análises em banco de dados e proposição de melhorias para evitar falhas e atrasos em um local tão crítico.

SickSeg SickSeg